segunda-feira, março 23, 2009

Amizade....

Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente.

A amizade pode ter como origem, um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. Alguns amigos se denominam "melhores amigos". Os melhores amigos muitas vezes se conhecem mais que os próprios familiares e cônjuges, funcionando como um confidente.

Muitas vezes os interesses dos amigos são parecidos e demonstram um senso de cooperação. Mas também há pessoas que não necessariamente se interessam pelo mesmo tema, mas gostam de partilhar momentos juntos, pela companhia e amizade do outro, mesmo que a atividade não seja a de sua preferência.

Há coisas na nossa vida, que quando tomamos consciência, magoam....
A inveja dói, magoa...

6 comentários:

Maria José disse...

Um beijinho muito grande

mamã ET disse...

:(


Jokitas

Anónimo disse...

Olá linda!

De facto as verdadeiras amizades deixam muito a desejar... Já escrevi muito sobre isso mas, em particular, convido-te a ver o poema "Que se lixe essaa tua tal amizade" (http://poesiamusical.spaces.live.com/blog/cns!3ABC863146D598DF!1599.entry)
A vida tem destas coisas, mas são estes contratempos que nos tornam mais fortes.

Jinhosss

Anónimo disse...

É por isso que eu digo que amigos tenho 2 e o resto são colegas.

Vá lá, força.
Beijinhos grande

Cássia Gouveia disse...

Querida deixei um miminho para ti no meu blog.
Beijinhos

Mónica disse...

Espero que ja consigas ver o meu cantinho!

Beijinhos e Quero novidades da consulta

Lilypie Third Birthday tickers

Lilypie Fourth Birthday tickers