quinta-feira, julho 23, 2009

A história da minha vida... Nos últimos tempos!

Pois bem aqui vai... Vou então contar as peripécias menos boas que me aconteceram há uns tempos, mas que Graças a Deus aos poucos e poucos se têm vindo a resolver. Deixei de tomar a pílula em Janeiro e a última menstruação foi a 18 de Dezembro de 2008. Ao fim de 28 dias nada de Mr. Red. Deixei passar duas semanas e fiz o 1º teste de gravidez... Resultado: o 1º negativo! Ao fim de um mês sem Mr. Red e sem positivo, resolvi que seria melhor ir ao médico e ver o que se passava. Fiz análises hormonais e uma eco endovaginal para ver se tinha ovários poliquísticos ou alterações hormonais.
Resultados: eco normalíssima (graças a Deus) e análises com valores normais à excepção da minha amiga PROLACTINA. Para informação:

O que é prolactina?
A prolactina é um hormônio produzido pela glândula hipófise, que estimula a produção de leite pela mama no período da amamentação.

O que é a hipófise?
É uma glândula do tamanho de uma ervilha, localizada na base do cérebro logo atrás dos olhos numa região chamada sela túrcica. Além da prolactina, ela produz vários outros hormônios que estimulam o crescimento, a contração do útero, o volume da urina e controla o funcionamento de outras glândulas endócrinas como a tireóide, a supra-renal, os ovários e os testículos.

O que causa a prolactina elevada?
Durante a gestação e amamentação é normal o aumento da prolactina. Fora destes períodos, se a dosagem de prolactina no sangue estiver elevada, pode ser o indício de algum problema. Entre as causas mais freqüentes dessa elevação são o hipotireoidismo não controlado, o uso de alguns medicamentos, estresse, ovário policístico e tumores benignos da hipófise. Atualmente, exames como a tomografia computadorizada e a ressonância nuclear magnética têm sido muito utilizados pois permitem o estudo da hipófise e contribuem para o diagnóstico. Em alguns casos, entretanto, apesar do nível do prolactina estar elevado, pode não ser possível identificar uma causa orgânica.

O que é Big-Prolactina ou macroprolactina?
É um tipo diferente de prolactina, presente em alguns indivíduos, que causa um aumento nos resultados dos exames de prolactina, mas é uma situação benigna, que não causa sintomas e não necessita de tratamento. A dosagem da big-prolactina permite o esclarecimento desta condição.

E como é o tratamento?
O tratamento depende da causa e geralmente é clínico. Na maioria das vezes, o uso de medicamentos permite um controle adequado, até mesmo em casos de prolactinomas (tumores produtores de prolactina). Eventualmente, entretanto, pode ser necessário o tratamento cirúrgico ou com radioterapia.

Ou seja, tinha um valor de prolactina de 63 ng/ml, que segundo a médica não era muito elevada, mas estava acima do normal. A médica mandou-me fazer um TAC pois poderia ser uma lesão na Hipófise e repetir as análises à prolactina, com repetição após 1 hora para ver a evolução.... Fiquei apavorada, cheia de medo... com medo de ter alguma coisa de mal na cabeça...

Lá fui... super nervosa, levei contraste pela 1ª vez, e quando acabei o exame perguntei à rapariga: Quando é que sei alguma coisa? Resposta: Só daqui a uma semana... pode sair e as melhoras... (Quando ouvi 'as melhoras' pensei... tenho alguma coisa de mal....)

E supostamente tinha mesmo.... :(

Os valores da prolactina tinham baixado ligeiramente, mas o TAC acusou um ligeiro aumento do crâneo do lado esquerdo que poderia ser do aumento da hipófise e suposto tumor (benigno) na mesma, a confirmar com ressonância magnética ... Fiquei de rastos... Chorei... Fui-me abaixo...

Tentei informar-me, tentei pesquisar e decidi (o que já devia ter feito logo de início, pois andei a perder tempo e muito) marcar uma consulta para um especialista, um endocrinologista.

Sem comentários:

Lilypie Third Birthday tickers

Lilypie Fourth Birthday tickers