quinta-feira, julho 28, 2011

Desenvolvimento de Personalidade

Ontem fui à escola, para a última reunião, onde fazem um resumo do que se passou ao longo do ano.

A Carolina expressa-se muito bem, já emite algumas palavras e sons reconhecíveis. Ao nível motor anda para todo o lado e é desenrascada (apesar de ainda baloiçar um pouco pois tem muita flexibilidade e tal como o Pediatra tinha explicado, poderia afectar o andar, mas nada que não seja normal). Gosta de estar com os outros meninos, brinca muito, mas quando estão muitos na sala ou ao pé dela, pede a presença do adulto e quer mais colo.

Foi positivo em termos de socialização e importante para o desenvolvimento dela.

Começamos a época das birras quando a contrariamos ou quando não quer alguma coisa... chora, grita e parece que a estão a matar... enfim... sei que também não tenho bom feitio e que ela está numa fase de afirmação e desenvolvimento de personalidade, mas fico triste com estas birras, e questiono-me se estarei ou estaremos a falhar nalgum ponto da educação da Carolina...

Disseram-me que tira a chuchas e as coisas das mãos dos outros meninos, mas que quando lhe fazem a ela chora e grita...

Em casa, quando a contrariamos ou lhe tiramos alguma coisa da mão porque ela está a fazer asneiras, mesmo que na brincadeira, ela olha para nós com cara de má e levanta a mão como se estivesse ela a ralhar, ou enrola-se toda e 'manda-se' para o chão... fico tão triste por isto acontecer que nem imaginam... sei que faz parte do crescimento e que cabe-nos a nós pais contrariar estas situações, mas estarei a falhar?!

3 comentários:

Sorodrigues disse...

Não de todo!!! Não estás a falhar em nada...até é bom sinal essas birras e gritos como se lhes tivéssemos a fazer mesmo muito mal...é sinal que a Carolina se está a desenvolver mentalmente.
Essas fases são tão chatas!!! A mim particularmente põem-me de rastos, física e psicologicamente!!! Dão-me cabo do sistema nervoso, mas que posso eu fazer?! É ignorar quando for o caso, ou agir quando tiver que ser...e esperar que os 3 anos sejam já ali ao virar da esquina...

Anónimo disse...

Claro que não estás a falhar, são todos assim e muitas vezes ainda pior! ;)

Magda disse...

Fui à consulta dos 15 meses com o Martim e queijei-me do mesmo a pediatra disse que é normal e até é bom sinal, aconcelhou a contrariar quando asim tiver que ser, dar desprezo ou em certas ocasiões dar uma palmada na fralda, para ele saber que não pode voltar a fazer o mesmo. Não fiques triste são todos farinha do mesmo saco.

Lilypie Third Birthday tickers

Lilypie Fourth Birthday tickers