quinta-feira, julho 26, 2012

Desfralde Parte III

Uns dias melhores outros piores... não está a ser fácil :( 

Sei que me vão dizer que há coisas piores e efetivamente há! Feliz fico por ela estar bem de saúde e feliz e por estarmos bem no seio familiar e sem problemas!
Mas neste momento é isso que me preocupa :( pois é uma situação nova com a qual me estou a deparar e com a qual não estou a conseguir lidar...

Estou a ficar esgotada e sem forças para continuar... Ontem passei o meu limite... e ela sentiu-o. :(

Continua sem pedir para ir ao WC , mas o problema é que a maioria das vezes que faz nas cuecas parece que faz de propósito, para me testar. Quando a levo ao bacio ou à sanita, normalmente faz e fica contente por fazer, o qual elogiamos e como recompensa (quadro das recompensas) ganha uma estrela :).
No colégio corre mais ou menos, com 2 ou 3 descuidos enquanto lá está e até à hora do banho até não corre mal (por vezes sem descuidos), mas o pior vem depois do banho ou do jantar.
Quando lhe dou a sopa e água ao jantar, como são líquidos, ponho-a na sanita e faz, mas passado uns 20 minutos faz pelas pernas abaixo umas 3 vezes seguidas e olha para o xixi e para mim e diz 'Mãe xixi'.

A Carolina não tem um temperamento fácil, como sei que eu também o tenho. Mas tem uma coisa má e que quando estamos 'passadas' com a situação, só piora... é muito gozona! Não o admito, principalmente quando estou a ralhar! Foi a gota d'água :(

Sei que me vão dizer que não se deve ralhar, que é pior, ... sei de tudo isso, e até andava mais mais calma, tentando dizer-lhe que não fazia mal, que tinha sido um acidente e que para a próxima tinha que fazer na sanita, mas não está a ser fácil.

Sinto-me engotada com esta situação e não sei se consigo ir em frente ... preciso de ajudar para continuar. Sei que as crianças são diferentes e que cada uma tem o seu ritmo. Também sei que felizmente as coisas com o desenvolvimento dela têm corrido bem (dormir, alimentação, capacidades cognitivas...) e que quando algo corre mal não podemos desistir, mas está a ser extremamente difícil.

Ontem com os nervos que apanhei, fiquei com dores e cansaço no corpo, que parecia que tinha levado uma tareia... :(

Quero ajudá-la nesta fase e amo-a mais que tudo, mas não estou a conseguir... :(

13 comentários:

Ana disse...

Oh Ana desculpa perguntar desta forma, mas se a Carolina não está preparada, o que me parece notório pelas descrições q fazes, por ela não pedir para ir ao wc e etc, porque é q é esta insistência?? Pq não tentam mais tarde? Aqui o pediatra sempre me disse para ir levando ao bacio, explicar, tentar q ela começasse a pedir e a fralda seca durante algum tempo e ela a não fazer na fralda e a pedir para ir. Como disse lá no blog a Clara não está preparada. Não pede, quando faz (na praia) nãose rala nada com isso por isso insistir agora seria um fracasso completo... Só queria compreender porque é q querem tanto q seja neste momento e porque não esperar mais um pouco. Bj

Ana Costa disse...

Fi, ela pedia para ir e quando a levamos à sanita faz. Deixou de pedir e tem noção de quando quer fazer, porque olha para nós. Se houve regressão, a minha qeustão é apenas se farei bem em voltar atrás....

Célia Cardoso disse...

Olá Ana,
Já há muito tempo que não comento mas continuo a seguir o teu blog.
Pela minha experiência e isso é que conta e não o que os outros dizem, eu acho que nitidamente ela não está preparada. Pior já percebeu o stress e a tendência é vir mesmo a tornar-se um problema.
Falo de mãe para mãe e do coração. Eu concordo com a Fi. É melhor não insistir. Está a ser mau para ambas.
Eu sei que toda a gente gosta que eles façam xixi na sanita cedo, que andem, cedo, que falem cedo, etc, mas eles têm o seu ritmo! O meu filho é hiper saudável, uma criança feliz mas muito preguiçosa e cedo me apercebi disso.
Se poder fazer pelo mais lado mais fácil é o que escolhe.
Foi assim para andar e para falar pior ainda.
Tentei tirar a fralda aos 2 anos e meio e vi que iria ser muito mau. Ele chorava pela fralda, e fazia tuso sem dizer nada. Nitidamente não estava preparado e eu não insisti. Eu sabia que não ia conseguir.
Em Setembro passado ele foi para a pré, era o mais novo e a educadora a própria disse que não fazia mal. Era melhor deixá-lo coma fralda e quando estivesse calor tiravamos.
Assim foi, com 3 anos e 5 meses, quando o sol começou a brilhar tentamos e correi lindamente, ao fim de uma semana já não fazia sem pedir.
Não me arrependo nada. As pessoas comentavam, pois ele é enorme e todos acham que é mais velho, mas eu nunca liguei. Eu sou a ma~e e conheço-o melhor do que ninguém.
Segue o teu coração de mãe. Eles são de facto todos diferentes e eu sempre achei e acho que nós como mães é que devemos decidir o que é melhor para eles, porque o sentimos.
Espero que tudo se resolva pela melhor forma
Um beijo grande
Célia

Ana Costa disse...

Estou tentada a voltar atrás mas tenho medo que seja prejudicial e que não o deva fazer....

Lu Kerr disse...

Ana, como já tinha dito e aqui foi repetido cada criança tem o seu próprio rítmo, e realmente parece que a Carolina ainda não está no seu. Para não voltares completamente atrás, porque não experimentas as fraldas cuecas? Foi como fiz no início e ajudou bastante. Eu sei que não é fácil e muitas vezes perdemos a paciência em algumas situações, mas se ela não se sente preparada e é pressionada,acaba por ser pior. Desculpa a sinceridade. Beijinho e com calma tudo vai ao sítio:)

Full-time Mom disse...

Pela tua descrição, ela não está preparada e tu tens de aceitar isso por mais que te custe. Poupa-te aos nervos e principalmente poupa-a a ela! Desculpa lá a frontalidade, mas o desfralde forçado que estás a fazer não pode ser benéfico. Tenta para o próximo verão, ou até mesmo no inverno, há crianças que se desfraldam no inverno sem problemas... Não há mal nenhum em desistir... Qual poderá ser o mal de desistir de algo que não está a correr bem? Não forces por agora, só estás a arranjar stress para ambas, zangam-se, enervam-se... por uma coisa que na minha opinião não vale nada. Ela é saudável, desenvolvida, garanto-te que não vai usar fralda para sempre e se não deixar este ano, deixa para o próximo ou para o outro. Não faças disto um drama. Beijinhos

Magda disse...

Olá Ana,
pelo que li aqui, acho mesmo que a Carolina não está prepaqrada... já cheguei a essa conclusão com o meu Miguel, que fez este mês os anos... Não tem ainda o mínimo controlo e quando pede é porque já fez. Sinceramente nem stresso, não ha-de ser "mais atrasadinho" só por causa disso. Tenha ele saude como tem tido até agora... Se calhar devias deixar passar mais um tempinho.
Eu ainda tenho uma coisa contra, ele não está no colégio, está com a minha mãe num loja aberta ao público que ela tem... Vou aguardar mais um tempinho... Boa sorte para o vosso lado. Beijocas

Maria João disse...

Ana volta atrás. Ela não está preparada. Nitidamente. A minha deixou as fraldas já tinha mais de 2 anos e meio. Não tentei antes. Não andei às pingas a tentar por no bacio ou sanita. Depois de fazer 2 anos e meio resolvemos tentar e a coisa correu muito bem. Estava preparada, foi fácil. O pior que pode acontecer é ela usar fraldas até mais tarde. E depois? Para além dos custos a nível monetário, não vejo outro problema.

carmo pinto disse...

bom o que hei-de dizer eu...o guigo simplesmente em casa n há hipotese! n faz na sanita no bacio...já na escola é 5* e muito elogiado pois só começou a escolinha este ano(2011/2012) e adaptou se bem em todos os níveis...tb aqui por casa n insisti deixei fluir quando tiver de ser será...os meus 3 filhos lá nisso são muito diferentes ;) calma Ana n desesperes melhores dias viram ;)

carmo pinto disse...

olha concordo com a Celia o meu guigo é "porcalhote" te no bom sentido e muitoooo preguiçoso mas bué! eh eh
mas ele tem de estar preparado e acho que n está pelo menos em casa ...lol

Sílvia disse...

Só te posso falar da experiência que tive com a Francisca e disso só te digo que, começar antes de eles estarem preparados, é o pior que podemos fazer. A Francisca não estava preparada para o desfralde... mas começaram na escola e em casa fiz o mesmo. Resultado: demorou mais de um ano a conseguir fazer cocó na sanita... sempre com medo, só fazia na fralda (que eu colocava especificamente para ela o fazer), chegava a passar 3 dias sem o fazer, precisava do bebegel... um filme.
Com o Gabriel, que só completa os 2 anos em Outubro, nem sequer penso nisso. Ele ainda nem sequer fala, quanto mais pedir para fazer xix (deve ser dos únicos, na sala dele, que ainda anda de fralda..)
Por isso pensa bem se não vale mesmo a pena voltar atrás, ou então fazer como já sugeriram: usar as cuecas fralda, a ver se melhora a situação.
Mas parece-me que continuar nesse stress e angústia não vos faz nada bem...

Anónimo disse...

Anocas,
Faz o que o teu coração de mãe te diz para fazer... como já foi dito amiga ninguém conhece melhor a KIKI do que tu... e ninguém neste mundo lhe quer melhor que tu e o R. por isso, façam o que vocês achem que é melhor para ela, porque efectivamente isso será o melhor...!!!
As opiniões dos outros (menos positivos)não valem de nada, tu sabes disso!
:)
Um beijinho grande e força...

Sophie disse...

sei o quanto pode ser desgastante...talvez nao seja a melhor altura mas tu melhor do que ninguém avalias isso.

O Martim so deixou as fraldas aos 32m. Quer de dia, quer de noite. Os meninos da sala dele ja tinham deixado há mt tempo mas ele nao estava preparado. O que fiz foi aos fins de semana punha o bacio perto de nos e ele de cuecas, as vezes havia acidentes e desvalorizava. Quando ele pedia fazia logo uma festa...começou a ir la de livre vontade, sozinho...tb aconteceu ele ir la e esquecer-se de baixar a cueca :)...

Lilypie Third Birthday tickers

Lilypie Fourth Birthday tickers