segunda-feira, julho 02, 2012

O Desfralde - Parte I


iniciamos o desfralde na 6ª feira por brincadeira ... uma das meninas da escola já usa cuequinhas e disse-lhe se ela também queria... disse que sim e assim começou a nossa (longa) aventura!

Na 1ª tarde tivemos 2 descuidos mas até correu bem. Iamos relembrando sempre que se ela quisesse xixi ou cocó tinha que dizer e iamos com ela à wc.
No 2º dia correu bem de manhã, mas à tarde fez muitos na cueca incluido cocó....
No Sabado como iamos ao Jardim Zoológico optamos por fralda, pois iria ser complicado, mas das vezes que mudei até não tinha muito xixi.

Ontem voltamos à cueca... e apesar de manhã até ter corrido mais ou menos, de tarde correu muito mal. Fazia de propósito e quase de 10 em 10 minutos estava a fazer nas cuecas e dizia 'mãe olha pa eta pocaria'
Apercebi-me que seria propositado e comecei a chatear-me e a ralhar... :(

Sei que é um processo de aprendizagem e que é um processo demorado... mas será que vai ser assim tão complicado? :(

Será que ainda é cedo e ela ainda não está preparada? Como deverei saber se já é a altura certa?

Como foi com os vossos filhos? Foi assim tão difícil?

5 comentários:

Carla - Hello You disse...

Será que ela já está preparada?
Para te ajudar a veres quando é a altura certa, repara nas fraldas e quando começares a ver que estão limpas muitas vezes, acho que é quando deves começar.
Não te preocupes e não te compares com outros casos: alguns largam as fraldas com meses, outros demoram mais um bocadinho.

Beijinho

Lu Kerr disse...

Olá, realmente o desfralde pode ser bastante complicado e até mesmo frustrante. Cá por casa correu de feição. no início não queria tirar as fraldas antes da bebé nascer( já seriam demasiadas mudanças), entretanto num fim de semana de muito calor resolvi arriscar, e não podia ter corrido melhor. Como foi numa de experimentar,as expectativas eram nenhumas, logo não havia pressão. Desde esse fim de semana nunca mais vestiu fraldas(expecto a noite,claro), e quando foi visitar me no hospital quando a mana nasceu e o pai não quis arriscar. Houve algumas fugas e deslizes pelo caminho,como é óbvio, mas não dramatizamos nada. Agora a seguir o verão espero tirar a fralda à noite,porque raramente amanhece molhada. Desculpa o testamento,mas pode ser que ajude em alguma coisa. A chave para o sucesso é ter muita calma e fazer muitas festas quando ela fizer no pote e não dramatizar quando houver descuidos. Beijinhos as duas e boa sorte!

Mara_Q disse...

Recomendo-te um livro da Gina Ford que se chama "uma semana para ir ao bacio". É pequeno mas tem dicas preciosas. E explica muito bem a altura mais adequada para se iniciar o desfralde.
Com o João o processo até correu bem e foi rápido, mas foi ele e não nós a tomar a iniciativa. E depois de começarmos acabaram-se as fraldas de vez - menos à noite que ainda hoje usa.
Beijinhos e boa sorte!

Carla disse...

Ola Ana, olha eu tentei á cerca de 1 mes e nao correu bem, estava constantemente a fazer nas cuecas prai de 10 em 10 minutos, como tinha que andar a ir levar e buscar o meu filho á escola e nao dava muito jeito, optei por meter outra vez a fralda e esperar que o meu filho entrasse de ferias para ser mesmo á seria, começei fez ontem 1 semana e claro k os 3 primeiros dias mesmo eu a po-la de hora a hora ou de 45 em 45 minutos ele n fazia e dp entao fazia nas cuequinhas... sempre perguntava se keria e sempre me respondia que nao ate que na quinta quando ela começava a fazer nas cuecas apercebia-se e pedia as vezes fazia o resto no penico outras vezes nao, na sexta começou a pedir( e claro eu la continuei e continuo a mete-la de vez em quando mesmo sem ela pedir)para ir para o penico e nunca mais fez xixi nas cuequinhas, tenho evitado ao maximo colocar a fralda exceto para dormir, na sexta fui ao pingo doce e la tive k levar o penico atras de mim k ela nao ker fazer na sanita nem eu a segurar nas pernitas, faz mesmo no carro no penico,no domigo sai e levei outra vez o penico, agora práticamente é ela que pede para fazer...cada criança tem o seu ritmo... uma colga minha ja anda a tentar á 4 semanas e ainda nao conseguiu...tenta fazer assim...mete-a de hora a hora mesmo que ela diga que nao tem vontade, ela as vezes vai fazer outras vezes nao... nao sei como te ajudar:( e nao desesperes vais ver que de um dia pro outro ela vai fazer tudo bem...ah e nao ralhes, eu dizia á minha filha que nao se faz nas cuequihas que as bonecas das cuequinhas ficam tristes e a mamã tb e que é no penico que se faz e tal e dp sempre k ela fazia no penico fazia uma festa e batia muitas palmas... é preciso paciencia.... beijinhos

Mãe V disse...

bem lá por casa estamos com tudo mais calmo, conta muito a maneira como nós mães encaramos isto, tenta dar a volta a ti mesmo com humor (mesmo que estejas mtoooo irritada).. a chinoca ainda faz uma ou outra vez no chão e já andamos nisto faz um mes e ela nunca pede!! Eu é que a meto lá de x a x tempo. Temos o xixi do óó (de manhã ao acordar e à noitinha antes de ir para a cama), temos o xixi do almoço (antes ou depois de almoço) e se fizer depois do almoço entao temos o xixi da sesta (que é ou antes ou depois da sesta) por mim temos o xixi do popó que é o xixi antes de entrar no carro!.. Tudo sem fraldas e só as usa para dormir, já dormiu algumas vezes sem fralda a tarde (quando faz xixi antes da sesta) e correu razoavelmente! Descontrai, elas têm o seu tempo, sem stress e com calma ela vai percebendo que com cuequinha é tudo bem mais confortável e pratico! :) boa sorte e muita descontração com a esfregona(que bem precisamos!!)

Lilypie Third Birthday tickers

Lilypie Fourth Birthday tickers