sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Adormecer sozinha

Conseguem que os vossos bebés adormeçam sozinhos na caminha deles?

A Carolina sempre foi habituada a dormir no quarto dela, na caminha de grades, e isso nunca foi problema.
Acontece que ela só adormece na nossa cama ou ao colinho e depois colocamo-la na cama e ela dorme bem. Mas gostava que ela adormecesse sozinha na caminha dela...

Como fizeram com os vossos? Sugestões?!

8 comentários:

Anónimo disse...

Eu não fiz nada para a "ensinar" a adormecer sozinha. Começou ainda tinha um mês ou menos. Normalmente dava-lhe mama e depois, para ir fazer qualquer coisa, pousava-a no berço. Se estivesse satisfeita ficava calada, mas se tivesse fome chorava e não se deixava ficar, claro. E muitas vezes, quando voltava, às vezes só ía à casa de banho ou tomar o pequeno almoço p. ex., ela já estava a dormir outra vez. Agora já não fica calada, fica a palrar um bocadinho e 10-15 minutos depois adormece no berço dela e de luz apagada. Nunca a pressionei para dormir, tipo "agora é hora de dormir e tens de dormir" e ela foi adquirindo certos hábitos ao seu ritmo. Mas também acho que tive muita sorte e isto ainda pode mudar. Beijo

A tua mamã! disse...

O Matias fazia isso quando era muito bebé depois deixou de querer acormecer sozinho!!!
Agora adormece ao colinho da mamã ou do papá e não estou muito ralada com isso aquele momento é tão bom. Quando crescer mais um pouco logo vejo o que faço, agora quero aproveitar que ele ainda quer o meu colinho em breve ele já irá querer o meu colo e lá ficam as saudades!!!
Eu nessas coisas sou despreocupada sem pressões, a minha irmã está a acabar o curso de educadora e diz que não se deve fazer grandes pressões para isso, para obrigar a comer e para deixar a xuxa, São coisa que podem marca-los para o resto da vida e eu estou totalmente de acordo.
A unica coisa que eu fiz sempre questão foi que ele dormisse na sua caminha e no seu quartinho!!!
Beijão grande e não te preocupes muito com isso!!!

Mara_Q disse...

Tal como s Marina, também nunca fiz nada de especial. Os dois foram habituados desde o primeiro mês a adormecerem na cama deles sozinhos. Pode mesmo ter sido uma questão de sorte, mas a verdade é que nem a Rita nem o João gosta de adormecer ao colo nem em cama alheia :o)
Beijocas

Ana disse...

eu também adorava conseguir que ela adormecesse sozinha na cama, mas adormece sempre na mama ou ao colo. Vou seguir o teu post pode ser que surjam aqui umas dicas para nós!
Beijinhos

Mãe das Marias disse...

A Tiz adormecia ao colo e depois colocava-a na cama, foi assim até aos 5 meses e meio.
Nessa altura passei a deitar-me junto a ela na minha cama, as 2 de mãos dadas, e quando adormecia colocava-a na cama dela. Ao fim de 2 semanas ela já estava habituada a adormecer na cama( e não no abanico do colo) e passei a deitá-la na cama dela e eu sentada do lado de fora do berço dava-lhe a mão e assim ficávamos até ela adormecer.
E continua assim até hoje, é a minha luta fazê-la adormecer sozinha, mas ela continua a querer sentir a minha mão a tocar na dela ;)
Lá chegaremos e vocês também!

boa sorte! beijos***

Liliana disse...

A Lara nunca foi habituada a adormecer sozinha, adormeceu sempre na nossa cama e depois colocamo-la na caminha dela que esta no nosso quarto e ela fica assim a noite toda, nao stresso com isso, no verao vou tentar que ela va para o quarto dela, mas sem grandes pressoes.

Beijocas

Mãe V disse...

olha nós ca por casa tem dias! Duarante o dia adormecer na cama é mentira, à noite adormece ora sozinha na cama ora no colo (as vezes ate cedo nisto pq tou o dia todo a trabalhar e sabe-me taoooooooo bem te-la ali juntinho a mim!!!) Mas foi mesmo uma questão de habito, deixava-a na cama e ia fazendo cafuné, fui sempre habituando a Leonor a ter o que eles chamam de "objecto de conforto" e depois deixei de la estar eu mas o objecto de conforto manteve-se. Eles consideram objecto de conforto uma fralda que ela adormece a agarrar, um peluche encostado a cara, a chucha que mete e tira ou ate mesmo o chuchar no dedo.. eu no inicio fui fazendo isto e dando cafune ao mesmo tempo, cheguei inclusive a meter o meu pulso junto do ouvido dela e a nao fazer barulho para que senti.se a minha pulsação... com o passar do tempo fui fazendo menos cafune, deixava so a mao na mao dela, depois fui so ficando la a olhar para ela ate ela cair para o lado e depois fui saindo do quarto ainda com ela acordada.. e pronto, ainda hoje ela acorda as 3 da manha para a parodia (mesmo às escuras) e nao me levanto para ir lá, desde que nao chore fica la a brincar as apalpadelas à chucha e afins... quando a deixo de ouvir ja sei que adormeceu outra vez!... Ahhh uma coisa que me ajudou bastante foi nao a habituar a tira-la do berço so pq chora, é preferivel mais 20m ali com festinhas na cabeça do que faze-lo. ela chora um dia mas o choro tambem a cansa, no dia a dseguir chora menos ate que deixa de chorar e se conforta com a presenºça da tua mao, do teu olhar ou ate somento do "objecto de conforto"... e pronto.. estiquei.me a brava no comentario mas quis partilhar ctg :) bijhos para vocessssssss|!!!

Sílvia disse...

Por aqui nunca fizemos nada de especial quanto a isso, as coisas foram acontecendo naturalmente.
O certo é que a Francisca sempre adormeceu na sua cama sozinha e o Gabriel já vai pelo mesmo caminho.
Leitinho (biberão no caso dela, maminha no caso dele) e pouso na cama. Por norma ficam sossegados e acabam por adormecer.
A Francisca ainda fica a brincar, a ler... mas, apesar de já dormir na cama grande e poder sair quando lhe apetecer, nunca sai da cama, nunca sem a nossa autorização.
Mas é como te digo, nada disto foi pensado ou definido, foi acontecendo. Acho que tivemos "sorte" com eles... e isso também ajuda.
Beijinhos

Lilypie Third Birthday tickers

Lilypie Fourth Birthday tickers