sexta-feira, março 04, 2011

Comida aos bocadinhos

Tenho tido alguma dificuldade com este tema... :(

A Carolina, Graças a Deus, come muito bem a sopa, a fruta (cozida, a crua só às vezes), as bolachas, a papa, os iogurtes e o pão.

Se lhe der bocadinhos da nossa comida, ela come, mas com a carne e especialmente se estiver aos bocadinhos na sopa, enrola, enrola na boca e deita fora, e com a sopa cospe tudo...

Queria começar a habituá-la ao 2º prato: dá.lhe sopinha de legumes, seguido de carne ou peixe, com batata ou arroz e cenoura e depois a fruta, mas tenho medo que ela não coma, porque as experiÊncias não têm sido famosas...

Como fizeram com os vossos bebés? A partir de que idade (meses) começaram a dar 2º prato? E que tipo de comidinhas dão antes dos 12 meses?

4 comentários:

Kristianna disse...

Tive exactamente o mesmo problema...
Por isso continuei a meter a carne na sopa, esmagava a sopa so com o garfo, e num bocadinho de caldo passava a carne e misturava (a carne era o grande problema, axo que foi assim ate aos 14 meses...
e a seguir dava-lhe um bocadinho do nosso comer (arroz, massinhas, legumes).
Depois começei a comprar a carne moida (que ja tem alguma consistencia, e misturava com legumes para dar como segundo prato.

Anónimo disse...

Foi a partir dos 12 meses que comecei a introduzir o segundo prato ao Manuel. Enquanto ele não comia a quantidade suficiente de carne ou peixe no segundo prato, ainda comia a sopa com carne ou peixe. Depois à medida que ia comendo mais no segundo prato fui diminuindo a quantidade que punha na sopa.
E há coisas que eles comem mais facilmente que outras. Por exemplo: massa de peixe, arroz de peixe, arroz ou massa de frango, tudo bem cozido para ficar tenrinho, açorda de peixe, empadão de atum... No início comem muito pouco, ou rejeitam até, nada de stresses. Aos pouquinhos e devagarinho eles habituam-se. Se precisares de alguma coisa, tipo receitas, apita! ;)
Beijos

Anónimo disse...

2º prato só é introduzido depois do 1º ano de idade e se o bebé estiver preparado para mastigar :))
na alimentação da minha filha nunca houve nem haverá 2ºs pratos, há comida liquida ou solida num prato unico e já lá vão 3 anos repletos de saude :))).
formas de cozinhar e alimentos permitidos, vai da cabeça de cada mãe pk eu já li pela blogosfera tanta asneirada na minha forma de ver, claro.. ke hoje n me atrevo a dar palpites e mto menos ligo a palpites dos outros e felizmente tenho em saido mto bem :)))

Anónimo disse...

A partir do momento em q são autorizados a carne, o peixe e os hidratos de carbono todas as crianças estão aptas para o 2º prato!
de inicio podes manter um pouco de carne ou peixe na sopa para o caso de ela não comer tão bem o 2ª prato, mas começa a oferecer-lhe o 2º prato e uma colher mas deixa ser ela a tentar com a colher e/ou as mãos pois irá ver aquele momento com diversão! E aos poucos vai-se tornando natural e ela passará a comer normalmente!
bj
tl

Lilypie Third Birthday tickers

Lilypie Fourth Birthday tickers