terça-feira, abril 20, 2010

Relato do Parto

E eis que chegou o grande dia!

Depois de 3 dias com dores e contracções, e depois de uma noite nas urgências, com apenas 1 cm de dilatação e de nada mais avançar, no dia 12 de Abril, o maridão resolveu que eu não podia continuar assim e que tinha que ir ao hospital.
As contracções já apertavam e toca de soprar :) Chegamos às urgências e depois da triagem fui fazer o CTG. Muitas contracções e eis que calcita molhada: rotura de bolsa :) e quando é assim, internamenti certo. Fui examinada pela médica que me dá uma excelente notícia: já estava com 3, para 4 cm de dilatação! Vinha aí a nossa Princesa!!!!!

Lá fui vestir a batinha verde e o belo do chinelo descartável e dar a notícia à família que daquele dia não passava, e toca de continuar a soprar pois as dores já apertavam.
Fui encaminhada para o bloco de partos, para a sala de dilatação.
Lá colocaram-me a soro e uma vez que já estava a caminho dos 4, 5 cm, era altura de levar a ABENÇOADA Epidural :) e não houve tatuagem que a detivesse!

A Enfª Engrácia foi uma querida, bem como a Enfª Tina, que como trabalhou no bloco, foi ligando e acompanhando a situação de hora a hora. A equipa que me acompanhou de médicos e enfermeiros (principalmente) foi sem dúvida, EXCELENTE!
Depois da epidural o Papá pode entrar e ficou sempre comigo.
Depois fomos até à box onde a Carolina ia nascer, e as instalações do HGO estão um mimo e bastante acolhedoras!
Depois da anestesia, tive muito sono e aproveitei para descansar, entre muitas contracções e muitas sopradelas!

Comecei a sentir uma enorme vontade de fazer força e de fazer cocó lol, e as dores começavam então a ser fortes! O maridão chamou o enfº, deram o reforço da epidural e entraram as médicas! Era a hora da Carolina vir conhecer o mundo!E com toda a força que tinha e a que não tinha, comecei o processo expulsivo. Tive uma ajuda da enfª Sónia, que empurrou a barriga, mas como não tinha muita força teve que vir outra... uma enfª brutamontes que me magoou horrores, tanto que dois dias depois ainda me doía a barriga! E como não estavam a conseguir, começou a dizer que não conseguiam ouvir o coração do bebé... mentira pois o R. estava a ver os batimentos cardíacos, era apenas para eu dar tudo por tudo... mas aflige e muito...

A Carolina estava 'enrroscada' e teve que levar uma ajudinha... um cortezito tudo (que senti :( ) e uma ventosa para a ajudar a sair.
Em género de balanço, não me custou nada... custou-me sim ser cortada e cosida e a enfª em cima da minha barriga, mais do que pôr a Princesa no mundo!
No fim, temos a nossa Princesa, uma bebé linda, que nasceu de olhinho aberto, com 2,860 KG, 48 cm, apgar ao 1º minuto - 9 e ao 5º minuto - 10, e que brindou logo a mamã com uma bela cagada (em cima de mim lol )

Aqui ficam alguma imagens que registam o momento... mais lindo das nossas vidas!






2 comentários:

mamã ET disse...

:)

Felicidades!!

Um beijão do tamanho do mundo

carmo pinto disse...

lindo!
que continue a ser sempre assim coisas boas!
lindas!
jitos

Lilypie Third Birthday tickers

Lilypie Fourth Birthday tickers