terça-feira, outubro 25, 2011

Hora das Refeições VS Regras

Temos tido algumas dificuldades na implementação de regras à hora da refeição.

Colocamo-la na cadeira de comer. Come a sopa e o 2º prato (este quase sozinha). Mas quando chega a hora da fruta, e por culpa nossa que a deixamos fazer isto algumas vezes, quer sair imediatamente para o chão e comer a fruta a andar de um lado para o outro... :(

Ontem coloquei-lhe o prato da fruta e disse-lhe que tinha que comer ali, e que o Pai também estava a comer a fruta sentado à mesa... Claro que começou a chorar, a dizer que queria sair e a esticar-se por todos os lados contra os cintos (nova moda cá por casa) e depois de 10 min nisto e dela não parar de chorar, resolvi tirá-la (erro meu... eu sei...). Não quis as uvas dela, mas comeu algumas do pai...

Como acontece convosco? Os vossos filhos aguentam bem toda a hora de refeição, na cadeira? Que sugestões me dão?

6 comentários:

Anónimo disse...

Umas vezes sim, outras não. Não vale a pena fazer dramas à hora da refeição. Bjs

Maria João disse...

Vou ser sincera contigo, acho que exiges um bocadinho demais da tua filha. Tudo bem que regras são importantes, sem dúvida que sim, mas ela é pequenina, não tem obviamente a capacidade que nós adultos temos de estar quieta à mesa a comer. Na minha opinião, se ela come a sopa e o 2º prato à mesa, ainda por cima sozinha, comer a fruta noutro local não é problema nenhum.
Quanto ao post acerca do desfralde eu acho que é um bocadinho cedo, mas só tu podes perceber se ela está preparada ou não. Antes dos 2 anos são poucas as crianças que deixam as fraldas facilmente, mas existem. No entanto sou da opinião que é mais fácil para pais e criança esperar mais um pouco e depois é mais rápido (nem sempre, eu sei). Aqui em casa esperei até agora (2 anos e meio) e numa semana estava desfraldada sem grandes problemas.
Lembra-te que a Carolina é pequenina, não é um adulto em miniatura e nós por vezes esquecemo-nos disso (eu tb).
Bjinhos.

Ana disse...

a Clara come o prato e a sopa na cadeirinha e depois deixo-a sair quando a fruta é aos pedaços e consegue agarrar com a mão e ir comendo. Deixo a tacinha em cima da mesa, eu vou almoçando ou jantando a minha comida (que entretanto ficou fria...) e ela vem buscar mais pedacinhos. A Maria João tem razão, não sejas tão severa, ela ainda é pequenina. Importante é que coma. Sentada ou a andar, pelo menos a mim tanto me faz. pelo menos a refeição fá-la sempre à mesa, ao mesmo tempo que nós quando é possível ou antes quando janta uma coisa diferente da nossa (o que é raro). Às vezes também se chateia e temos de ligar os desenhos animados. Mas o importante é não fazer dramas como a Marina diz. Beijinho

VDzita disse...

Olá Ana,
A Carolina tb come a sopa e o 2º prato por regra sentada e por vezes a fruta, outras vezes quer logo se levantar e andar a comer a fruta aqui e ali, não pressiono e deixo que ela coma ao ritmo dela, se não quer comer é porque não tem mais fome.
Beijinhos

Anónimo disse...

Pois eu tenho uma opinião contrária às tuas seguidoras :)
a minha filha não sai da mesa para comer a fruta ou outra sobremesa , acho importante que perceba que é falta de respeito pelos outros se levantar da mesa enquanto outros ainda comem.
o que eu faço é como em tudo, onde ela resiste eu obrigo e pronto.
Eu felizmente tenho uma filha bem educada mas para isso tive q ser rigorosa, eu não sou daquelas mães que têm filhos estupidos e os acham melhores que os outros ;)

Sorodrigues disse...

O Martim come o prato à mesa...mas se vê o irmão se despachar e sair ele quer sair também. Mas por norma a fruta meto na taçinha e ele vai comendo cá e lá ou muitas vezes levo para a sala onde ele está distraido com o irmão.

Lilypie Third Birthday tickers

Lilypie Fourth Birthday tickers