quarta-feira, setembro 21, 2011

As Birras


Entre os 18 meses e os 4 anos as birras são frequentes e fazem parte do desenvolvimento psicológico e afectivo adequado, demonstram que a criança está a desenvolver a sua autonomia e personalidade. Também não é saudável quando a criança nunca faz birras.

As birras são manifestações da frustração que a criança sente com os desafios do momento, sejam físicas (fome), mentais (não conseguir realizar uma tarefa) ou emocionais e com os quais ainda não consegue lidar nem controlar o seu comportamento. No entanto, é no momento em que as birras ocorrem que é importante que os pais mantenham as regras, para as crianças aprenderem que na vida vão ter que se esforçar, treinar, trabalhar para conseguir o que querem e assim, adquirem competências para suportar as frustrações que se lhes deparam.

Perante uma birra, por exemplo por quererem comer doces ou uma pizza, é possível explicar com carinho às crianças que não podemos comer todos os doces e pizzas todas que queremos porque depois ficamos com dores de barriga.

Como lidar com as birras:

Ser consistente. As birras são testes aos limites: quando os pais desistem a criança percebe que pode ser sempre assim. Se mantiver o Não sempre que a criança faz birra, ela também percebe que não vale a pena insistir.

Pela mesma razão, se decidir ameaçar com um castigo, tenha a certeza que é capaz de o levar até ao fim.

Elogiar e recompensar quando eles se esforçam por se portar bem e quando lidam bem com situações difíceis ou frustrantes. Sentirem que os pais estão orgulhosos deles é o que realmente os faz crescer emocionalmente.

Deixar as crianças participar na implementação das regras que tem que cumprir e até deixar que imponham alguma regra aos pais faz com que se sintam valorizados.

Tente identificar o que provoca as birras. Se ocorrem sempre no supermercado, ou em casa da tia ou às refeições, tente perceber o que há nessas situações que provoca as birras ? cansaço, fome, tédio, etc ? e minimizar esses factores.

As birras tentem a diminuir com a idade, já que a criança vai adquirindo capacidades para comunicar melhor e lidar com a frustração mas podem continuar ao longo dos anos e mesmo até à idade adulta, se forem uma forma eficaz de conseguir aquilo que pretendem.

Quando as birras incontroláveis são frequentes ou acompanhadas de agressividade revelam a dificuldade da criança de gerir as suas emoções e de se relacionar com os outros, podendo ser necessária uma ajuda profissional. Estas birras não têm necessariamente que representar um comportamento patológico e a ajuda de um psicólogo pode passar por ajudar os pais a encontrar estratégias para as ultrapassar.

Dra. Célia Brás

Psicóloga

http://psicologiasaojoaolampas.blogspot.com/

Sem comentários:

Lilypie Third Birthday tickers

Lilypie Fourth Birthday tickers